quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ADPEMA participa de AGE itinerante na sede da Defensoria do Tocantins

Dando continuidade ao projeto #ANADEPemMovimento, a presidente da Entidade, Patrícia Kettermann, ao lado do presidente da ADPETO, Fábio Monteiro, e do defensor público-geral do Tocantins, Marlon Costa Luz Amorim, abriram na manhã desta quinta-feira (18) a segunda edição itinerante da AGE da ANADEP. O presidente da ADPEMA, Joaquim Neto e defensores públicos de diversos estados e participaram das discussões afetas ao crescimento e fortalecimento institucional. Entre outros assuntos destacaram-se: atuação da Associação em processos judiciais; questões institucionais; atuação no Congresso Nacional, além de assuntos jurídicos e legislativos.  

De acordo Fábio Monteiro, receber as atividades da ANADEP é um momento muito importante para discutir a situação da Defensoria em âmbito regional e também para debater com toda a categoria as articulações para o crescimento da Instituição. “A Defensoria Pública do TO já é uma instituição autônoma e esta autonomia vem sendo respeitada. O que nós buscamos sua garantia de continuidade e fortalecimento junto aos próximos governos. Hoje, nós temos um defensor em cada comarca, porém, com a crescente demanda pelos serviços da instituição, este número ainda é bem abaixo do almejado”, explicou o dirigente da ADPETO.
Atualmente, o Tocantins tem 119 cargos de defensor criados, destes 106 estão providos. Apesar de o estado ter um defensor em cada comarca, o déficit de profissionais chega a 100, segundo dados do Mapa da Defensoria Pública no Brasil. Hoje, a categoria segue mobilizada na Assembleia Legislativa para aumentar o número de cargos para 160. Só no primeiro semestre de 2014, a Instituição já realizou mais de 65 mil atendimentos.
O defensor público-geral parabenizou a iniciativa da Associação Nacional em descentralizar as atividades e também de abrir espaço para discussão em diversos estados do país. “É salutar o trabalho que vem sendo realizado pela ANADEP de buscar cada vez mais a aproximação com os defensores públicos, e com isso contribuir para o amadurecimento Institucional”, afirmou.

* Com informações da ANADEP


Nenhum comentário:

Postar um comentário