quinta-feira, 31 de julho de 2014

Defensores públicos tomam posse no Conselho de Direitos Humanos para biênio 2014/2016*

A vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA) Clarice Viana Binda é titular da nova composição do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH) para o biênio 2014/2016. Com o defensor público, seu suplente Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo representam a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Também foram empossados os defensores públicos Davi Rafael Silva Veras e Vinícius Carvalho Goulart Reis, representando a Associação dos Defensores Públicos dos Maranhão (ADPEMA).

A cerimônia de posse, realizada no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, foi presidida pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira. Esta é a quinta gestão do Conselho, composto por 26 instituições governamentais e não governamentais, cujos representantes se reúnem regularmente para sugerir, deliberar e fiscalizar políticas públicas na área dos direitos humanos.

“Os conselhos são fundamentais para a concretização da democracia, onde podem participar pessoas do poder público e da sociedade civil organizada. E é por meio deles que a população tem mais acesso à cidadania, garantindo seus direitos”, afirmou Luiza Oliveira.

Entre as atribuições do CEDDH, estão a elaboração de políticas públicas na área de direitos humanos; recebimento e encaminhamento de denúncias sobre violações de direitos humanos; criação de colegiados municipais; diligência e fiscalização em estabelecimentos penitenciários e fomento à cultura de respeito aos direitos humanos.

* Com informações da DPE/ MA




Nenhum comentário:

Postar um comentário