terça-feira, 29 de julho de 2014

Empossados mais dois defensores públicos estaduais*



Juliano José Sousa dos Anjos e Renan Barros dos Reis são os mais novos membros da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). O termo de posse dos defensores públicos foi assinado, na ultima quarta-feira (23), com a presença da vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), Clarice Binda e pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, na sala de reuniões da instituição.

O ato foi ainda acompanhado pelo subdefensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, pelo corregedor da DPE/MA, Antônio Peterson Leal, pela supervisora de Recursos Humanos da DPE/MA, Lucy Viana Garcês, e por familiares dos empossados. Eles ocupam as vagas deixadas por membros da Defensoria, que pediram exoneração dos seus cargos este ano. Juliano Sousa dos Anjos e Renan Reis integravam o cadastro de reserva, que reúne os candidatos aprovados no concurso promovido pela instituição em 2011, cuja vigência foi prorrogada em 2014 para mais dois anos.

O atual processo de fortalecimento institucional foi a tônica das mensagens de apresentação aos novos defensores públicos estaduais. “Mesmo com todas as dificuldades, sobretudo, em se tratando de uma instituição relativamente nova como é o caso da Defensoria do Maranhão, temos a honra de apresentar aos novos membros os avanços e conquistas alcançadas nos últimos anos, fruto de um processo de expansão equilibrado e responsável. Chamo atenção para a nossa estrutura, que hoje garante condições de trabalho adequadas para defensores, servidores, o que produz um impacto positivo no atendimento aos assistidos”, destacou Mariana Albano de Almeida, ao falar de rotinas e procedimentos internos.


Clarice Binda aproveitou para lembrar que o compromisso dos defensores públicos com as novas funções é fundamental para que a carreira continue a ocupar posições de destaque no Sistema de Justiça maranhense. “Defensores engajados e comprometidos com a causa da instituição não se reverte em benefícios apenas para a categoria, mas para a sociedade como um todo”, disse, entregando aos defensores as últimas edições do informativo produzido pela Adpema, dando conta das ações e dos benefícios assegurados à categoria.


O subdefensor Werther Lima Junior acrescentou que todos os investimentos feitos pela Defensoria foram para assegurar o cumprimento de sua missão: garantir assistência jurídica, integral e gratuita, judicial e extrajudicial, a quem não pode pagar um advogado. “E é justamente esse contato individualizado com o nosso público-alvo, para ouvir as suas demandas, de forma qualificada, que faz da Defensoria uma instituição diferenciada”. Desejando sorte aos colegas, o corregedor Antônio Peterson Leal se colocou à disposição para dúvidas e esclarecimentos. “Estamos vivendo um processo de valorização, mas é preciso ficarmos atentos, principalmente quanto às nossas prerrogativas. Nesse contexto, a Corregedoria cumpre papel importante na orientação e acompanhamento do trabalho dos defensores”, ponderou.

* Com informações da ASCOM/DPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário